Seleção e instalação do inversor de frequência variável Invertek.
Se você tem um motor em mente para controlar, pode selecionar o inversor simplesmente observando a potência e a tensão do motor. Lembre-se de verificar a alimentação real que você está usando, pois os motores de dupla tensão (que permitem conexões estrela ou triângulo) são adequados para duas fontes, por exemplo, 230 ou 400V. O conversor de frequência deve ser escolhido para uma tensão ou outra.
Sempre vale a pena olhar a corrente nominal do motor e do inversor. Com motores de alta eficiência, às vezes é possível selecionar um inversor menor do que a potência indicada na placa de identificação. Ou seja, um conversor de frequência variável de 15kW pode fornecer corrente suficiente para um motor de 18,5kW; é a corrente que conta!
Se você ainda não selecionou seu motor, precisará fazer isso antes de escolher um conversor de frequência.
Depois de decidir sobre a potência e a tensão, é necessário considerar o nível de proteção do conversor de frequência. Se o inversor for montado em um cubículo ou dentro de uma máquina, você pode usar um inversor com classificação IP20. No entanto, se o conversor de frequência for exposto a poeira, sujeira ou líquidos de qualquer forma, será necessária uma proteção IP55 ou superior (como IP66). Se você escolher esta opção, considere se você precisa de um inversor com controles e isoladores integrados; adicioná-los externamente aumentará o custo de instalação.
Quase todos os fabricantes de inversores de frequência variável oferecem produtos para diferentes classes de aplicação. Um VFD de baixa potência pode ser classificado como de uso geral, portanto, a seleção é direta. No entanto, drives maiores e mais especializados serão oferecidos para aplicações 'industriais' ou aplicações de 'bomba e ventilador'. Às vezes, eles são chamados de aplicações de torque constante e torque variável, respectivamente. Os inversores de frequência industrial (torque constante) são projetados para garantir que o inversor tenha alta capacidade de sobrecarga e alto torque em toda a faixa de velocidade. Isso se adequa a aplicações como muitas máquinas, transportadores, misturadores, guinchos etc.
O acionamento de 'bomba e ventilador' (torque variável) é otimizado para (você adivinhou!) Bombas e ventiladores. A maioria dessas aplicações não requer alto torque em baixa velocidade e, ao combinar o inversor com esse requisito, a economia de energia é ainda melhor. Outros recursos, como controle em cascata, monitoramento de torque, etc., são frequentemente adicionados a essa classe de inversor. Mas tome cuidado; há muitas bombas (e alguns ventiladores ou compressores) que podem precisar de torque em baixa velocidade e, portanto, requerem um conversor de frequência "industrial" para alimentá-los. A Invertek oferece o drive E3 como um drive de uso geral (até 22kW), o P2 para aplicações 'industriais' de torque constante de alto desempenho e o drive Eco para controlar bombas e ventiladores.
Isso restringe muito bem a escolha. Se você estiver trabalhando em alta temperatura ou altitude, ou precisar de determinados recursos ou funções, será necessário falar com o fornecedor para ajudá-lo a selecionar o inversor.
A instalação de um conversor de frequência é bastante simples, mas lembre-se de que ela precisa ser mantida fria. Isso significa que deve haver um bom fluxo de ar ao redor do VFD e as recomendações do fabricante (leia o manual de instruções!) Sobre o espaçamento ao redor da unidade devem ser seguidas (leia o manual de instruções!). Não bloqueie o fluxo de ar com o canal de cabos! Certifique-se de que o suprimento de ar esteja limpo e livre de poeira, sujeira, fluidos etc. A Figura 1 mostra a localização das peças principais em um inversor IP20 E3. As unidades IP66 possuem terminais fechados, é claro, e as unidades de potência maiores têm os terminais na parte inferior.
Solicite mais informações.
⠀
⠀
Legacy Automação Industrial.
(12) 3014.0835 WhatsApp Business
⠀
Acesse nosso site para saber mais - https://legacyautomacao.com.br
⠀
⠀
#automacaoindustrial
#automaçãoindustrial
#automationindustry
#manutencaoindustrial
#paineiseletricos
#painéiselétricos
#schneider
#schneiderelectric
#inversordefrequencia
#inversordefrequência
#clp
#plc
#ihm
#automation
#engenhariaeletrica
#eletricaindustrial
#controladorelogicoprogramavel
#safetycontrollers
#safetyplc
#reersafety
#automation
#automationsolution
#sensores
#invertek
#instalacaoeletrica
#controladores
#industria
⠀
0 comentários: